Exposição de Capas do Senhor Santo Cristo dos Milagres
O Senhor Santo Cristo dos Milagres de Ponta Delgada, possui um vasto tesouro constituído pelas jóias e por uma valiosa coleção de Capas, que simbolizam o manto púrpura, com que os algozes cobriram os ombros ensanguentados de Cristo.
• A maioria destas Capas são ofertas dos devotos, em cumprimento de promessas por ocasião de grandes aflições.
• São executadas em veludo ou damasco, forradas de cetim e são magnificamente bordadas em alto-relevo e a ouro.
• Algumas destas Capas estão ornamentadas com as jóias oferecidas ao Senhor.
• É frequente nelas figurarem os instrumentos da Paixão de Cristo e ainda motivos vegetais de simbolismo religioso, como as folhas de videira, os cachos de uva e as espigas de trigo.
• Desta coleção de Capas, destaca-se a oferecida por D. João V, através de sua mulher, D. Maria Ana de Áustria, por El-Rei ter manifestado o desejo do Senhor ter uma Capa do mesmo brocado do seu manto real.
Exposição constituída por dez Capas, algumas das mais emblemáticas da sua coleção.
• duas da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres da ilha de Santa Maria,
• oito da Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres do Santuário da Esperança de Ponta Delgada.
A realização desta Exposição Temporária, reveste-se para o Museu de Santa Maria de um grande significado não só iconográfico, mas também de todo o simbolismo religioso, de Fé e Devoção de um Povo, que vê no Ecce-Homo, a par das festas em honra do Espírito Santo, o expoente máximo do seu Património Cultural Imaterial.
Realizada com a prestimosa colaboração do Reitor do Santuário da Esperança, Cónego Adriano Borges e da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres da ilha de Santa Maria e os párocos da ilha, aos quais o Museu de Santa Maria expressa os seus agradecimentos.