Dia Internacional do Museus e Noite dos Museus
O Serviço Educativo do Museu de Santa Maria propôs, para a comemoração do Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museu, um teatro de sombras aos alunos do 4º ano da comunidade escolar mariense, que se realizou no Polo de Vila do Porto, na noite de 12 maio.
A exposição temporária “O ciclo do pão e Moinhos dos Açores” serviram de tema a este teatro de sombras, representando as diferentes fases Começando pela preparação do campo, as sombras mostram agricultores arando e preparando a terra para a sementeira do cereal. Em seguida, as sementes de cereal são representadas, sendo cuidadosamente colocadas na terra, seguidas pelo crescimento do mesmo, mostrando o ciclo de vida da cultura.
Conforme a história avança, as sombras retratam a ceifa, o empilhar as espigas. Em seguida, a debulha a moagem do trigo ou milho em farinha utilizando os moinhos de vento, azenhas e ou moinhos manuais.
Por fim, as sombras mostram o amassar e a imagem do pão na mesa. Essa representação visual do ciclo do pão através do teatro de sombras oferece uma experiência cativante e educativa.
No final da noite deu-se um momento de leitura tendo-se escolhido a obra de Sophia de Mello Breyner Anderson “A Árvore”.