Exposição fotográfica "Glória"
Glória… vocábulo sonoramente feminino, com origem no latim, que poderia significar: esplendor, reputação, ou simplesmente tratar-se do nome de uma bela mulher retratada por qualquer dos artistas que constituem este duo. No entanto, não são estas as únicas três verdades. Para além de uma ermida com mais de três séculos de história, Glória é para estes dois marienses, nascidos na ilha de Santa Maria, o local de origem das suas raízes.
Ligados por um dos mais conhecidos sobrenomes de Santo Espírito, passaram parte da adolescência juntos, quer durante o percurso académico, como no desporto náutico e até numa banda de rock. A arte, desde cedo, esteve presente nas suas vidas. Após o serviço militar obrigatório, que em 1994 forçosamente os fez partir de Santa Maria, é que desenvolveram a paixão pela fotografia.
Ambos enveredaram por fotografar modelos, principalmente nas áreas da sensualidade e do nu. No entanto, e embora as coincidências no percurso dos dois artistas sejam inúmeras, apresentam muitas vezes uma visão diferente na forma como abordam, quer a fotografia, quer a modelo. Se Glória fosse de facto uma mulher e tivesse sido fotografada pelos dois, os resultados seriam com certeza diferentes.
Quaisquer dos trabalhos que integram esta exposição são muito mais que meros registos visuais. Por trás de cada fotografia existe um conjunto de emoções, um intuito, uma história que a torna inquestionavelmente única. Poderem expor os seus trabalhos na ilha que os viu nascer é, sem sombra de dúvida, um momento de Glória.